terça-feira, maio 30, 2017

OS FINALISTAS NO 1º CICLO - Centro Escolar de Vila Verde

No dia 26 de maio os nossos finalistas foram passar uma manhã na escola primária. Esta atividade teve como objetivos: integrar as crianças finalistas nas rotinas do 1º ciclo; dar continuidade à transição suave e equilibrada para este nível de ensino (trabalho realizado ao longo do ano), conhecer os diferentes espaços e partilhar atividades curriculares. Trabalhou-se a história do tangram e alguns exercícios que envolvia criatividade, matemática, raciocínio lógico e jogo. Foi uma manhã muito interessante, rica em experiências, divertida e dinâmica. Os nossos alunos estiveram bem e gostaram do presente que receberam. Alguns momentos...

ACOLHIMENTO E SALA DE AULA
SALA DE AULA
CANTINA - REFEITÓRIO
BIBLIOTECA
PAVILHÃO
HORTA
ESPAÇO DA ENTRADA PRINCIPAL
Na escola, estivemos a pintar as peças do tangram e a fazermos os exercícios nos esquemas que nos ofereceram. É um jogo que exige muita atenção.

CURIOSIDADE:

 O TANGRAM
Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos. 
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.

Sem comentários:

Enviar um comentário