quarta-feira, novembro 16, 2016

Preparando o DIA NACIONAL DO PIJAMA

... de acordo com a causa…
 “UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA”

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança (fez 25 anos, em 2014), logo no seu preâmbulo, diz que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos".
Com a Missão Pijama pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando a sociedade e cada um de nós para a necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças.
Juntos podemos deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma de cada vez.
O Jardim de Infância da Loureira, no ano passado, juntou-se a esta grande missão e este ano continua a aderir a este dia para que muito mais crianças possam crescer no seio de família, num ambiente de felicidade, amor e compreensão.

Assumindo esta missão, os meninos e toda a equipa do JI da Loureira exploraram o livro:
Este é o livro da missão pijama, uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família". E foi assim que entramos nesta aventura.
Esta história conta-nos que a Fada dos Dentes não passou em casa de um menino da sala Lilás, o que deixou todos muito preocupados. O que lhe teria acontecido? A Maria, a Milu e o Quincas, personagens desta história, adoravam mistérios e foram tentar perceber o que se tinha passado...
A partir de duas histórias, uma de fadas e outra sobre um relógio de cuco, contadas pela avó Mimosa, descobriram que em cada família há, afinal, uma fada-boa e cinco fadas-ajudantes que apoiavam os pais dos meninos a crescerem bem-educados. Com isto começou, então, uma corrida contra o tempo, na qual participaram, não apenas fadas e meninos, mas um livro secreto, cheiros maravilhosos que chegavam de repente ou uma ave negra que tudo fazia para as crianças se portarem mal. 
É uma história muito bonita e mágica! Fala-nos de fadas que ajudam os pais a educar os filhos da melhor maneira possível, com muito amor e carinho e também porque transmite alguns valores muito importantes:

São eles:

- a importância de crescer numa família, como a Milu estava a crescer na família da Maria, que era a sua família de acolhimento;
- a importância de sermos independentes e de fazermos cada vez mais coisas sozinhos;
- a importância de obedecermos e respeitarmos as decisões dos nossos pais;
- a importância dos pais mostrarem quando não estão contentes com o nosso comportamento;
- e a importância de recebermos abraços como manifestações de amor e carinho (o Quincas dizia que para crescermos precisamos de 12 abraços por dia, ou seja, 4380 abraços por ano!). É o que temos que fazer!


Sem comentários:

Enviar um comentário