Neste momento a nossa sala de atividades é composta por seis áreas pedagógicas...
As diferentes áreas de atividade encontram-se organizadas com intuito de dar oportunidade à criança para descobrir e explorar a diversidade dos materiais. Assim, e como se sabe “os espaços da educação pré-escolar podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a forma como estão dispostos condicionam, em grande medida, o que as crianças podem fazer e aprender” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).
Esta organização da sala permite termos áreas onde seja possível a realização de
trabalhos de grande/pequeno grupo, assim como o trabalho individual e o jogo de
cada um. Assim, existem na sala áreas mais calmas_ a biblioteca, o computador e os
jogos de mesa, e áreas mais dinâmicas_ os jogos de construção e atividades de
expressão musical e plástica, estando dispostas na sala intercaladas. Também
existe o espaço de acolhimento, que é um local de reunião, onde todos se sentam
para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos,
sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos
realizar ao longo do dia, planifica-se com o grupo, preenchem-se os quadros de
gestão do grupo. É um espaço de comunicação, planeamento, discussão, negociação, avaliações através de registos gráficos e outros... Não é um espaço exclusivo
do acolhimento, visto ser também um espaço que as crianças utilizam nas atividades
de trabalho autónomo.
Sem comentários:
Enviar um comentário